quinta-feira, 31 de março de 2011

A discriminação subjetiva no BNDES

O Banco dito social lançou um edital que discrimina subjetivamente a maioria dos pesquisadores brasileiros, utilizando critérios discutíveis para financiar projetos. No critério utilizando apenas os pesquisadores sudestinos serão beneficiados.




Veja edital: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Apoio_a_estudos_e_pesquisas/BNDES_FEP/pesquisa_cientifica/microempreendedor_individual.html

sexta-feira, 18 de março de 2011

BOLSAS PARA ESTUDOS ACADÊMICOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA OEA 2012 - 2013

BOLSAS PARA ESTUDOS ACADÊMICOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA OEA 2012 – 2013

O Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura tem a honra de comunicar-lhes sobre o anúncio de bolsas que a OEA outorga para Estudos Acadêmicos de Pós-graduação em período integral e/ou pesquisa conducente a um título, para o processo seletivo 2012-2013.

Os documentos anexos a esta comunicação são:

·        Anúncio de Bolsas Acadêmicas 2012-2013 – Este documento contém a informação geral das bolsas, documentos e requisitos de elegibilidade, pautas para o processo de seleção, critérios de avaliação e datas limites.

·        Guia para os ONEs e Comissões Nacionais – Este documento contém as características gerais das Bolsas da OEA, funções dos ONEs, procedimentos para a avaliação de candidatos pelas Comissões Nacionais e dos anexos a serem entregues para a postulação dos candidatos pré-selecionados.

Favor levar em conta que muitas das informações relacionadas ao processo de postulação e seleção tem passado por mudanças, portanto, solicitamos a leitura detalhada de todos os documentos em anexo a esta comunicação.  Informamos-lhes, adicionalmente, que as informações gerais das bolsas, requisitos e processo de postulação encontram-se disponíveis, para aqueles candidatos interessados em se postular, no nosso site de bolsas em www.educoas.org.

As perguntas relacionadas ao processo de apresentação de solicitações podem ser enviada a:  scholarships@oas.org.   


Graduação inédita em História e Cultura Brasileira e Africana

Graduação inédita em História e Cultura Brasileira e Africana



A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) reafirma, mais uma vez, o pioneirismo na adoção de projetos de reconhecimento e valorização das populações negras. A partir de março serão iniciadas as aulas da primeira turma de Licenciatura em História e Cultura Brasileira e Africana na UNEB, graduação inédita no país, oferecida no Campus V, em Santo Antônio de Jesus.

Vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Plataforma Freire) do Ministério da Educação (MEC), o curso é executado por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A proposta de implantação da licenciatura foi apresentada pelo Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da universidade e pelo grupo de pesquisa Firmina, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da instituição acadêmica.

A graduação contribui para aplicabilidade da Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão de temas relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira na rede pública de ensino do país. A licenciatura com duração de três anos, tem o objetivo de atender docentes do ensino fundamental e médio das redes municipais e estaduais da região cadastrados na Plataforma Freire.


Fonte: http://www.grupofirmina.com.br/

terça-feira, 15 de março de 2011

Curso de Formação para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

Curso de Formação para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, tendo como alvo profissionais de educação básica (professores e gestores). O curso terá carga horária de 180 horas durante o período de seis meses.
Os interessados deverão preencher o formulário disponível no site (www.moodle.ufba.br), até dia 31 de março, imprimir e entregar junto com a documentação solicitada no Pólo UAB- São Sebastião do Passé, que são: Cópia do RG; Cópia do CPF; Comprovante de residência; título de eleitor; reservista (candidatos do sexo masculino); Diploma de Graduação com Histórico Escolar e para Professores (as) comprovante de atuação docente (contra-cheque atual ou declaração assinada pela instituição).

Curso Manuel Querino – Personalidades Negras / Ano III

O Curso Manuel Querino – Personalidades Negras, será realizado, em sua terceira edição, entre os dias 29 e 31 de março de 2011, pela Academia de Letras da Bahia (ALB), e tem por uma de suas metas marcar de forma significativa o transcurso dos 88 anos da morte de Manuel Raimundo Querino, além de homenagear as personalidades de Olga de Alaketo, Iya Nassô, maestro Manoel Tranquilino Bastos, Cruz e Souza, Milton Santos, Nelson Carneiro, mestre Pastinha, babalawo Felisberto Sowzer, Nelson Maleiro e a Sociedade Monte-Pio dos Artistas da Bahia.
O Curso Manuel Querino – Personalidades Negras, promovido anualmente pela Academia de Letras da Bahia, no mês de março, tem como fulcro o estudo, a difusão, a rememoração da vida e obra de personalidades negras baianas e brasileiras que se destacaram nos mais diversos setores da atividade humana. Além de prestar justa homenagem, o Curso pretende analisar criticamente o transcurso dos vultos negros, observando cada personalidade dentro de seu contexto histórico e avaliando seu legado na sociedade baiana e brasileira.
Quando: 29 a 31 de março de 2011 das 14 às 19h
Onde: Academia de Letras da Bahia – Avenida Joana Angélica, 198 Nazaré – Salvador – Bahia – Brasil CEP: 40050-000
Quanto: Inscrições gratuitas – Telefax: (71) 3321-4308 www.academiadeletrasdabahia.org.br e-mail: contato@academiadeletrasdabahia.org.br